Composição Química
Seu nome científico é citrus limonum e todos o associamos com sua riqueza em vitamina C, a qual, de fato, lhe dá valiosas propriedades medicinais. Ela contribui a melhorar a resposta da imunidade natural, reduzir a intensidade e duração de resfriados e gripes, potencializar a síntese de colágeno (componente estrutural dos ossos, tendões e vasos sanguíneos), na síntese de carnitina (responsável por levar os ácidos graxos às mitocôndrias para a produção de energia), prevenir doenças degenerativas por seu efeito antioxidante, entre outras valiosas funções.
Trinta por centro do suco do limão está composto por ácidos que lhe dão o poder de desintoxicar e grande parte de seu valor medicinal. Aqui, devemos fazer referência notável ao ácido cítrico, o qual está presente na maioria das frutas, mas em nível máximo nos cítricos, especialmente no limão.
O limão é rico em sais minerais, entre os quais se destacam silício, cálcio, ferro, sódio, potássio, manganês e cobre. É um alimento de sabor ácido, mas tem um efeito alcalinizante no nosso sangue devido à presença de sais que aumentam a reserva alcalina do nosso organismo. Por esta razão, essa fruta é um dos recursos alcalinizantes por excelência: os ácidos orgânicos do limão se desempenham como agentes de limpeza no sistema digestivo e se transformam em dióxido de carbono e água, os quais não geram um estresse acidificante nos tecidos.
(Super Limão, Propriedades nutricionais desta saudável e extraordinária fruta. Pablo de la Iglesia. fev. de 2021. Babelcube Inc.)